Atirador fere nove pessoas e deixa criança em estado crítico após ataque nos EUA
Suspeito, de 42 anos, foi encontrado morto dentro de casa
com informações da AP
SBT News
Um atirador feriu nove pessoas, incluindo duas crianças pequenas e sua mãe, após ataque contra cidadãos em um subúrbio de Detroit, nos Estados Unidos, neste sábado (15).
Um menino de 8 anos foi baleado na cabeça e segue em estado crítico na tarde deste domingo (16). A mãe da criança, de 39 anos, também ficou em estado crítico após ser ferida no abdômen e na perna, e seu irmão de 4 anos estava em condição estável com um ferimento na perna.
Segundo o xerife do condado de Oakland, Mike Bouchard, a polícia rastreou um suspeito até uma casa, mas o homem de 42 anos teria se suicidado no local após confronto com as autoridades.
As outras seis vítimas, todas com 30 anos ou mais, estavam em condições estáveis, disse Bouchard. Eles incluíam um casal de marido e mulher e um homem de 78 anos.
Em entrevista coletiva, Bouchard trouxe detalhes sobre o ataque:
- O ataque aconteceu pouco depois das 17h em um parque da cidade que possui uma área de recreação com superfície antiderrapante onde as pessoas podem ligar sprays e fontes de água para brincar;
- O ataque pareceu ser aleatório, com o atirador dirigindo até o parque , caminhando até a fonte e atirando até 28 vezes, parando várias vezes para recarregar;
- Pelo menos uma testemunha relatou que o atirador parecia usar duas armas durante o ataque, mas isso ainda não foi confirmado;
- Apesar de fugir para uma casa nos arredores do local do ataque, a polícia não encontrou, até o momento, ligações claras entre o atirador e as vítimas;
- No caos, “as pessoas caíam, eram atingidas, tentavam fugir”, disse Bouchard. “Coisas terríveis que, infelizmente, todos nós em nosso ramo de aplicação da lei já vimos demais.”
- O atirador “aparentemente não estava com pressa. Apenas caminhou calmamente de volta para o carro”, disse o xerife;
- A polícia ouviu a ligação para o 911 relatando o tiroteio assim que ocorreu, disse Bouchard, porque a agência usa um serviço que envia simultaneamente chamadas de emergência para os socorristas. Um policial chegou ao local em dois minutos, disse ele.
A polícia isolou a área com fita adesiva e dezenas de marcadores amarelos de evidências estavam espalhados no chão entre cadeiras dobráveis coloridas.
"Quando cheguei ao local, comecei a chorar porque sei o que deveria ser uma fonte, um lugar onde as pessoas se reúnem e se divertem", disse o prefeito de Rochester Hills, Bryan Barnett.
A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, disse na plataforma social X que ficou com o coração partido ao saber do tiroteio e estava em contato com as autoridades locais.