Publicidade
Mundo

Ataque em igreja na Austrália será tratado como terrorismo, diz polícia

Objetivo é descobrir se há outros envolvidos no ataque e possíveis ameaças associadas

Imagem da noticia Ataque em igreja na Austrália será tratado como terrorismo, diz polícia
Publicidade

O ataque a facas na Igreja Cristo Bom Pastor, em Sydney, na Austrália, será tratado como terrorismo. Foi o que disse a comissária da polícia Karen Webb, que informou que o agressor, um jovem de 16 anos, viajou até o local com o propósito de realizar o ataque. Um bispo e um padre, assim como alguns fiéis, ficaram feridos.

"Há um grau de premeditação com base no fato de que essa pessoa viajou para o local, que não é perto de seu endereço residencial, com uma faca e, posteriormente, o bispo e o padre foram esfaqueados. Eles têm sorte de estar vivos”, disse Webb.

Segundo ela, a investigação contará com o auxílio da Polícia Federal e da Organização de Inteligência de Segurança (ASIO) – principal agência de espionagem doméstica da Austrália. O objetivo é descobrir se há outros envolvidos no ataque e se há uma ameaça associada. Para a ASIO, o ataque pode ter tido motivação religiosa.

"Nosso trabalho é investigar e olhar para indivíduos ligados ao agressor para garantir que não há mais ninguém na comunidade com intenção semelhante. Nesta fase, ainda não temos indicações disso”, disse o diretor-geral da ASIO, Mike Burgess.

O ataque aconteceu na tarde de segunda-feira (15). No momento, o bispo Mar Mari Emmanuel comandava a missa, quando um homem vestido de preto se aproximou dele e começou a esfaqueá-lo repetidamente na cabeça e na parte superior do corpo. Alguns fiéis que estavam no local correram para ajudar o bispo e também acabaram feridos.

O bispo e o padre foram levados para o hospital, enquanto os fiéis foram atendidos no local. Apesar dos ferimentos, a igreja afirmou que nenhum deles apresenta risco de vida. “O bispo Mar Mari Emmanuel e o padre Isaac estão estáveis. Eles pedem orações nesse momento. É desejo deles que vocês também orem pelo agressor", disse a igreja.

O agressor foi preso logo após o ataque. Webb informou que o adolescente já tinha passagem pela polícia, incluindo por posse de faca, estar armado com uma arma com intenção de cometer um crime, perseguição, intimidação e danos à propriedade.

Segundo ataque em dois dias

Esse foi o segundo ataque a facas registrado em Sydney em apenas dois dias. No último sábado (13), um homem entrou em um shopping e matou seis pessoas, sendo cinco mulheres. O agressor, com histórico de doença mental, foi morto a tiros após tentar golpear um policial. Segundo a polícia, a suspeita é que o ataque tenha sido motivado por violência de gênero.

Publicidade

Assuntos relacionados

Austrália
Ataque
Igreja
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade