Ataque com drone reivindicado pelos houthis do Iêmen deixa um morto em Tel Aviv
O dispositivo foi detectado pelo Exército israelense, mas “uma falha humana” impediu o acionamento dos sistemas de interceptação e defesa
Uma pessoa morreu nesta sexta-feira (19) no centro de Tel Aviv em um ataque com drone reivindicado pelos houthis do Iêmen, um movimento rebelde aliado do Irã e com sua base a 2 mil quilômetros de distância de Israel.
Segundo o exército israelense, o grupo usou um drone, que atingiu a região central de Tel Aviv. O ataque também deixou quatro feridos.
+Presença israelense nos territórios palestinos é ilegal, diz Corte Internacional de Justiça
O dispositivo foi detectado pelo Exército israelense, mas “uma falha humana” impediu o acionamento dos sistemas de interceptação e defesa, informou uma fonte militar à imprensa.
“Nenhuma sirene de alerta foi acionada”, afirmou o Exército. A Força Aérea ampliou as operações para “proteger o espaço aéreo israelense”.
+Parlamento israelense vota contra criação de Estado palestino
“Segundo os primeiros elementos da investigação e as conclusões preliminares sobre o ataque, executado antes do amanhecer, seria um drone de fabricação iraniana que acreditamos ter sido lançado a partir do Iêmen“, declarou o contra-almirante israelense.
Os Hutís, que travam uma guerra civil no Iêmen há quase dez anos, estão atacando embarcações e o território de Israel em apoio ao Hamas. Os dois grupos extremistas são apoiados pelo Irã.