Argentina registra calor de 44ºC e nevasca no mesmo dia
Norte do país enfrentou calor extremo, enquanto Sul trouxe paisagem de inverno
![Imagem da noticia Argentina registra calor de 44ºC e nevasca no mesmo dia](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2FFoto_JPG_8_35b3b71914.jpg&w=1920&q=90)
SBT News
A Argentina teve um dia atípico na terça-feira (11). Enquanto cidades do norte registraram temperaturas acima de 40ºC, outras do sul amanheceram cobertas de neve.
Segundo o Serviço Meteorológico da Argentina, os termômetros atingiram 43,7ºC na cidade de Reconquista, e 42,8ºC em Santiago del Estero. O calor extremo é causado pela atuação de uma massa de ar quente, que também age no Uruguai e sul do Brasil.
Ao mesmo tempo em que o calor castigava municípios do Norte, Nordeste e Centro do país, o extremo Sul enfrentou uma nevasca acompanhada de vento. A cidade de Ushuaia amanheceu coberta de neve em pleno verão, surpreendendo moradores e turistas.
O fenômeno, incomum para fevereiro, deu à cidade da província da Terra do Fogo uma paisagem típica de inverno. A nevasca também impactou o tráfego devido ao acúmulo de neve nas pistas. Motoristas foram orientados a dirigir com atenção.
+ Asfalto 'derrete' em meio a calor de 40ºC em Santa Catarina; veja
Especialistas da MetSul explicam que a nevasca foi efeito de um poderoso ciclone extratropical que se formou junto ao extremo Sul do continente. A interação da instabilidade do ciclone com o ar frio causou a neve em Ushuaia, que, mesmo no verão, costuma registrar temperaturas entre 5ºC e 14ºC.