Publicidade
Mundo

Após encontro com Trump, Macron diz que trégua na Ucrânia pode estar próxima

Presidente francês sugeriu cessar-fogo antes de iniciar as negociações de paz

Imagem da noticia Após encontro com Trump, Macron diz que trégua na Ucrânia pode estar próxima
Presidente da França, Emmanuel Macron, em encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump | Divulgação/Casa Branca
Publicidade

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que a Ucrânia pode estar próxima de uma trégua com a Rússia. A declaração foi dada na segunda-feira (24), após o líder se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington.

“É viável ter uma trégua pelo menos e começar a negociar por uma paz sustentável. Acho que isso pode ser feito nas próximas semanas”, disse Macron à Fox News. “Mas precisamos de algo substancial para a Ucrânia, para os europeus e a segurança, para os Estados Unidos e sua credibilidade”, acrescentou o presidente francês.

O diálogo entre Macron e Trump ocorreu no dia em que a invasão russa na Ucrânia completou três anos. O encontro serviu para aproximar a Europa e os Estados Unidos, que estavam com as relações abaladas desde que o republicano começou a tratar das negociações de paz apenas com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Durante a conversa, Macron enfatizou a necessidade de garantias de segurança para que a Rússia cumpra um possível acordo de cessar-fogo com a Ucrânia. Ambos concordaram com a presença de militares europeus na fronteira entre Kiev e Moscou para garantir a paz – medida que, segundo Trump, Putin aceitará sem impasses.

+ SBT lança documentário inédito sobre os três anos de guerra na Ucrânia

“Nosso objetivo comum é pelo menos construir a paz - uma paz sólida e duradoura. Acho que os Estados Unidos e a França sempre estão do mesmo lado, o lado certo, eu diria, da história. Este é um momento muito importante para a Europa”, disse Macron.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade