Após encontro com Trump, Macron diz que trégua na Ucrânia pode estar próxima
Presidente francês sugeriu cessar-fogo antes de iniciar as negociações de paz

Camila Stucaluc
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que a Ucrânia pode estar próxima de uma trégua com a Rússia. A declaração foi dada na segunda-feira (24), após o líder se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington.
“É viável ter uma trégua pelo menos e começar a negociar por uma paz sustentável. Acho que isso pode ser feito nas próximas semanas”, disse Macron à Fox News. “Mas precisamos de algo substancial para a Ucrânia, para os europeus e a segurança, para os Estados Unidos e sua credibilidade”, acrescentou o presidente francês.
O diálogo entre Macron e Trump ocorreu no dia em que a invasão russa na Ucrânia completou três anos. O encontro serviu para aproximar a Europa e os Estados Unidos, que estavam com as relações abaladas desde que o republicano começou a tratar das negociações de paz apenas com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Durante a conversa, Macron enfatizou a necessidade de garantias de segurança para que a Rússia cumpra um possível acordo de cessar-fogo com a Ucrânia. Ambos concordaram com a presença de militares europeus na fronteira entre Kiev e Moscou para garantir a paz – medida que, segundo Trump, Putin aceitará sem impasses.
+ SBT lança documentário inédito sobre os três anos de guerra na Ucrânia
“Nosso objetivo comum é pelo menos construir a paz - uma paz sólida e duradoura. Acho que os Estados Unidos e a França sempre estão do mesmo lado, o lado certo, eu diria, da história. Este é um momento muito importante para a Europa”, disse Macron.