Publicidade
Mundo

Apagão na Europa: Espanha declara estado de emergência nacional; energia começa a voltar em Portugal

Autoridades não descartam possibilidade de ataque cibernético; em Portugal, 750 mil clientes já tiveram energia reestabelecida

• Atualizado em
Publicidade

Um apagão de energia elétrica atingiu grandes partes da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira (28). O blackout começou por volta do meio-dia, no horário local e afetou serviços de transporte, comércio, saúde.

Em Portugal, milhares de voos foram cancelados e hospitais iniciaram um plano de contingência. A REN (Redes Energéticas Nacionais), operadora de energia do país, informou que a energia já foi reestabelecida para 750 mil clientes.

+ Apagão na Europa foi causado por variação extrema de temperatura na Espanha, diz operadora

Já o governo da Espanha decretou estado de emergência nacional. Segundo o jornal El País, o episódio foi o pior blecaute da história. A Red Elétrica, operadora de energia do país, informou que 51% do serviço foi reestabelecido.

Segundo o site de notícias RTP, em Portugal já foram ligadas parcialmente 147 subestações, alimentando cerca de dois milhões de clientes.

A farmacêutica brasileira Simone Martins, que vive em São Domingos Rana, Cascais, disse que a energia só voltou na região após 10 horas de apagão. Houve problemas no transporte e no serviço de telefonia. O filho dela, de 22 anos, demorou 6 horas no trajeto de Lisboa a Cascais, algo que costuma levar no máximo 1h30 de transporte público.

"Eu não conseguia me comunicar com ele neste período, foi assustador. O caos tomou conta das ruas e o pânico se espalhou. Estão falando em terrorismo, ataques cibernéticos e tem muita especulação. A população invadiu os mercados e as comidas acabaram. Compraram tudo, e os mercados tiveram que fechar as portas. Fiquei bem assustada. Foi tudo muito rápido, nem na pandemia instalaram um caos tão rápido nesta proporção", conta a brasileira.

Os sites de notícias europeus levantaram, inicialmente, a hipótese de um ataque cibernético, o que foi negado pela operadora de energia espanhola. Outro motivo apontado pela imprensa local foi a oscilação de temperaturas na região central da Espanha, o que teria provocado um fenômeno climático raro. Algo que também foi negado, dessa vez pela concessionária portuguesa.

+ China diz que vai substituir grão dos EUA por soja do Brasil

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, informou que ainda não há informações conclusivas sobre o que provocou o apagão, mas que nenhuma hipótese foi descartada. “As causas ainda estão sendo estudadas. É melhor não especular”, disse o presidente.

Publicidade

Assuntos relacionados

Apagão
Europa
Portugal
Espanha
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade