Publicidade
Mundo

Anthony Albanese é reeleito primeiro-ministro da Austrália

Candidato de centro-esquerda derrotou Petter Dutton, candidato da centro-direita australiana

• Atualizado em
Publicidade

O primeiro-ministro Anthony Albanese foi reeleito, neste sábado (3), para mais três anos de mandato na Austrália. O candidato da centro-esquerda venceu o líder da oposição Peter Dutton, de centro-direita, e se tornou o primeiro primeiro-ministro a se reeleger após 21 anos no país.

+ Collor cumpre prisão domiciliar em cobertura avaliada em R$ 9 milhões

"Nós não fomos bem durante esta campanha, isso é muito óbvio nesta noite, e eu assumo total responsabilidade por isso", disse Peter Dutton, admitindo a derrota para Albanese. "Mais cedo, eu liguei para o primeiro-ministro para parabenizá-lo por seu sucesso nesta noite".

As eleições de 2025 na Austrália ficaram marcadas por questões como mudanças climáticas e inflação. Durante a campanha, Dutton alegou que o governo de Albanese foi o responsável por aumentar o custo de vida dos australianos, além de defender a energia nuclear como uma fonte primária de energia para o país em detrimento de fontes de energia renováveis. O candidato da centro-direita também defendeu políticas anti-imigração, muitas vezes sendo comparado com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Por sua vez, Anthony Albanese defendeu a luta contra as mudanças climáticas no país, dando seguimento às políticas de seu mandato anterior como a descarbonização da Austrália e subsídios para indústria verde. O candidato de centro-esquerda também reforçou que diminuiu embates comerciais com a China, que removeu uma série de barreiras alfandegárias.

*Com informações da Associated Press

Publicidade

Assuntos relacionados

Austrália
Eleições
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade