Publicidade
Mundo

Alemanha suspende exportação de equipamentos militares para Israel

Medida anunciada após decisão israelense de controlar militarmente Gaza; Alemanha defende prioridade à libertação de reféns e cessar-fogo

Imagem da noticia Alemanha suspende exportação de equipamentos militares para Israel
Faixa de Gaza destruída com ataques | Reprodução
Publicidade

A Alemanha anunciou nesta sexta-feira (8) a suspensão por tempo indeterminado da exportação de equipamentos militares para Israel. A decisão ocorre após o gabinete político e de segurança israelense aprovar um plano para assumir da cidade de Gaza.

+ ONU condena plano de ocupação israelense em Gaza e pede fim imediato da ação

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, que reafirmou o direito de Israel à autodefesa contra o Hamas, mas destacou que a libertação dos reféns e as negociações para um cessar-fogo devem ser prioridades.

“Com a ofensiva planejada, o governo israelense assume ainda maior responsabilidade pelo abastecimento dessa população. Ele deve garantir acesso amplo para entregas de ajuda, também para organizações da ONU e outras instituições não governamentais. Após os passos corretos dos últimos dias, Israel deve continuar a melhorar de forma ampla e sustentável a situação humanitária em Gaza”, afirmou Merz.

Em maio, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu já havia declarado que Israel controlaria toda a Faixa de Gaza, decisão tomada após tentativas frustradas de mediar um cessar-fogo e diante do crescente clamor internacional pelo desastre humanitário no enclave.

Embora Netanyahu tenha reiterado na quinta-feira (7) a intenção de assumir o controle militar de toda a Faixa de Gaza, o plano aprovado foca especificamente na Cidade de Gaza, maior centro urbano do território, localizado ao norte.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade