Ainda em recuperação, Papa Francisco não celebrará missa de Páscoa
Pontífice designou o cardeal Angelo Comastri para comandar a celebração no Vaticano
Camila Stucaluc
O Papa Francisco não celebrará a missa de Páscoa no próximo domingo (20), no Vaticano. A informação foi confirmada pela Santa Sé, que afirmou que o pontífice ainda está se recuperando da pneumonia bilateral – doença que o deixou internado por quase 40 dias em Roma.
+ Papa Francisco divulga mensagem sobre Quaresma: "tempo de cura"
“Seu estado de saúde apresentou leves melhoras. O Santo Padre continua seu tratamento e fisioterapia para mobilidade e respiração. O Papa consegue passar longos períodos sem administração de oxigênio e, geralmente, só precisa usar oxigênio de alto fluxo com cânulas nasais à noite ou quando necessário”, disse a sala de imprensa.
Apesar de ainda estar em recuperação, Francisco continua trabalhando da Casa Santa Marta. Para a semana santa, o pontífice delegou alguns de seus colaboradores para presidir as celebrações. Na Sexta-Feira Santa (18), o Cardeal Claudio Gugerotti comandará a Liturgia da Paixão na Basílica de São Pedro, seguindo as meditações escritas pelo próprio papa.
Na noite do Sábado Santo (19), o Cardeal Giovanni Battista Re presidirá a Vigília Pascal. O Domingo de Páscoa, por sua vez, ficará sob responsabilidade do arcipreste emérito da Basílica Vaticana e vigário emérito para a Cidade do Vaticano, Cardeal Angelo Comastri.
+ Rei Charles III e rainha Camilla fazem visita surpresa ao Papa Francisco
A presença do papa, contudo, não foi completamente descartada das liturgias. Desde que recebeu alta, Francisco apareceu de surpresa em duas ocasiões: a primeira foi durante a missa de Ramos, na Praça de São Pedro, e a outra na Basílica de São Pedro, onde cumprimentou fiéis e rezou por cerca de 10 minutos diante do túmulo do Papa Pio X.