Pai do jogador de futebol Luis Díaz é libertado na Colômbia
Luis Manuel Díaz foi sequestrado por guerrilheiros no dia 28 de outubro no norte do país
SBT News
Luis Manuel Díaz, pai do jogador de futebol colombiano Luis Díaz, foi libertado nesta quinta-feira (09.nov) após doze dias de sequestro pela guerrilha do do Exército de Libertação Nacional (ELN) e entregue a uma comissão da ONU e da Igreja Católica em La Guajira, onde foi capturado em 28 de outubro.O anúncio da libertação foi feito pelo governo da Colômbia, que não deu mais detalhes.
+ Leia mais notícias do SBT News
Após marcar o gol de empate do Liverpool, clube onde atua, contra o Luton Town neste domingo (5), o atacante colombiano Luís Diaz fez um apelo angustiante. O jogador se manifestou pela primeira vez pedindo a liberdade de seu pai, Mane Díaz, sequestrado no dia 28 de outubro no norte da Colômbia. De acordo com o governo do país, o responsável pelo crime é a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN).
Ao comemorar o gol, Luís Diaz ergueu a camisa do Liverpool e, abaixo dela, estava escrito "libertad para papa", o que significa "liberdade para papai" em português. O atleta publicou um comunicado em suas redes sociais reforçando o pedido de liberdade.
"Peço ao ELN a pronta liberação de meu papai, e a todos os órgãos internacionais solicito que intercedam por sua liberdade", escreveu Diaz.
"Cada segundo, a cada minuto cresce nossa angústia. Minha mãe, meus irmãos e eu estamos desesperados, angustiados e sem palavras para descrever o que estamos sentindo. Este sofrimento só terminará quando o tivermos de volta em casa", declarou.
Este gol es por la libertad de mi padre y de todos los secuestrados de mi país.
? Luis Fernando Díaz (@LuisFDiaz19) November 5, 2023
Gracias a todos por su apoyo.??@europapress @bbcmundo @el_pais @AFP @cruzrojacol @ONU_derechos @ONUcolombia @RevistaSemana @nytimes @Reuters @CNNEE @ElTIEMPO @elheraldoco pic.twitter.com/KuRqYkTPhv
Leia o comunicado completo:
"Hoje quem fala não é o jogador de futebol, hoje quem está falando é Lucho Diaz, o filho de Luis Manuel Diaz. Mane, meu papai, é um trabalhador incansável, nosso pilar na família, e está sequestrado.
Peço ao ELN a pronta liberação de meu papai, e a todos os órgãos internacionais solicito que intercedam por sua liberdade.
Cada segundo, a cada minuto cresce nossa angústia. Minha mãe, meus irmãos e eu estamos desesperados, angustiados e sem palavras para descrever o que estamos sentindo. Este sofrimento só terminará quando o tivermos de volta em casa.
Suplico que o liberem de imediato, respeitando sua integridade e terminando o quanto antes com esta dolorosa espera.
Em nome do amor e compaixão, pedimos para reconsiderar suas ações e que nos permitam recuperá-lo.
Agradeço aos colombianos e à comunidade internacional pelo apoio recebido, obrigado por tantas demonstrações de carinho e solidariedade neste momento tão difícil que nos encontramos vivendo, como tantas famílias em meu país.
Luis Fernando Díaz Marulanda"