Chefe de ajuda humanitária da ONU anuncia viagem ao Oriente Médio
Martin Griffiths pretende acelerar negociações sobre abertura de corredor humanitário em Gaza
Camila Stucaluc
O chefe de Ajuda Humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU), Martin Griffiths, disse que viajará ao Oriente Médio na 3ª feira (17.out) para apoiar as negociações entre Israel, Egito e Estados Unidos para a abertura de um corredor humanitário na Faixa de Gaza. O diplomata já está em diálogo com os países, mas deseja acelerar as negociações.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Eu próprio irei amanhã à região para tentar ajudar nas negociações, para tentar testemunhar e expressar solidariedade com a extraordinária coragem dos muitos milhares de trabalhadores humanitários que mantiveram o curso e que ainda estão lá ajudando as pessoas em Gaza e na Cisjordânia", disse Griffiths, em comunicado.
A iniciativa acontece em meio ao crítico cenário na Faixa de Gaza, que, devido ao isolamento imposto por Israel, está ficando quase sem suprimentos básicos, como água e energia. O desabastecimento, somado ao alto número de mortos, também está impactando no trabalho de equipes humanitárias, que encontram-se quase sem remédios.
+ Gaza: corpos são armazenados em caminhões de sorvete por falta de espaço em cemitérios
A situação deve se agravar ainda mais nos próximos dias, uma vez que o exército isralense está se preparando para iniciar uma ofensiva terrestre no norte da Faixa de Gaza. Os militares dizem ter informações de que há integrantes do Hamas escondidos em túneis. O objetivo é acabar com o grupo, que, no último dia 7, lançou um ataque terrorista contra Israel.