Cineasta Dariush Mehrjui e esposa são mortos a facadas no Irã
Diretor de A Vaca (1969) foi um dos principais nomes do chamado novo cinema iraniano; polícia investiga crime

Felipe Moraes
O importante cineasta iraniano Dariush Mehrjui, de 83 anos, e sua esposa, a roteirista e figurinista Vahideh Mohammadifar, 54, foram mortos a facadas na noite desse sábado (14.out).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo relato de Hanif Soroori, assistente do diretor, reproduzido pelo The New York Times, a filha encontrou o casal morto em casa, em Karaj, cidade na província de Alborz situada a 10 km da capital do Irã, Teerã. Eles foram assassinados com múltiplas facadas no pescoço. Uma investigação, já em andamento, apura o crime.
Carreira
Mehrjui nasceu em Teerã, de uma família de classe média, e estreou em longas-metragens com Diamond 33 (1967), paródia da série de filmes de James Bond, o agente 007.
Seu segundo filme, A Vaca (1969), vencedor do prêmio da crítica no Festival de Veneza, representou o início do chamado novo cinema iraniano, formado por nomes como Nasser Taqvai e Masoud Kimiai. A trama acompanha um humilde fazendeiro angustiado após a morte de sua vaca.
Veja cena de A Vaca:
Outro trabalho marcante de Mehrjui foi The Cycle (1975), em que um jovem entra no submundo iraniano enquanto tenta levantar dinheiro para pagar pelo tratamento médico do pai doente.
Em 1981, Mehrjui e família se refugiaram em Paris (França), bem como vários outros iranianos. Voltou ao país de origem em 1985 e rodou, em 1989, outro importante longa, Hamoun, sobre um intelectual com a vida em frangalhos.
Em 1995, adaptou o livro Franny & Zooey, de J.D. Salinger (O Apanhador no Campo de Centeio), no filme Pari. Ainda na década de 1990, dirigiu Leila (1997), melodrama sobre um homem rico que descobre que sua esposa é infértil.
Entre as décadas de 2000 e 2010, seguiu produtivo, realizando oito longas. Um dos mais relevantes desse período, To Stay Alive (2002), acompanha uma mulher que tenta se livrar do homem com quem foi obrigada se casar. Concorreu ao prêmio da mostra Um Certo Olhar, principal segmento paralelo do Festival de Cannes.
Seu último filme, LA Minor, foi lançado em 2022.
Leia também:









