Mauro Vieira fala em redobrar esforços para conter violência no confronto entre Israel e Palestina
Ministro do Itamaraty comenta papel do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CNU) para "redobrar" esforços para conter escalada de violência
Raphael Felice
Em reunião de trabalho na Indonésia nesta 2ª feira (9. out), o ministro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, comentou sobre o confronto entre Israel e Palestina. Segundo o Itamaraty, cerca de 1,7 mil brasileiros pediram ajuda do governo para deixar o território israelense em meio ao conflito do país com o grupo extremista Hamas. Três pessoas seguem desaparecidas.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) sob presidência brasileira, o chefe do Itamaraty prestou condolências às vítimas e afirmou que o Brasil vai buscar redobrar forças junto ao colegiado em busca de um caminho para conter a violência.
"Todos deveriam interromper a violência e exercer o máximo de autocontenção para evitar que a situação escale ainda mais. Sob a presidência brasileira do CSNU, redobraremos os esforços multilaterais para conter a espiral de violência e desbloquear o processo de paz", disse o chanceler brasileiro.
O Ministro comentou ainda que "a atual dinâmica entre Israel e Palestina é insustentável e uma solução é necessária para essa situação, com Israel e Palestina convivendo em paz e segurança, com fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas."
Para Vieira, "todos deveriam interromper a violência e exercer o máximo de autocontenção para evitar que a situação escale ainda mais. Sob a presidência brasileira do CSNU, redobraremos os esforços multilaterais para conter a espiral de violência e desbloquear o processo de paz.
? Itamaraty Brasil ?? (@ItamaratyGovBr) October 9, 2023
Leia também: