Escritor norueguês Jon Fosse leva Prêmio Nobel de Literatura
Dramaturgo de 64 anos foi homenageado por "dar voz ao indizível" em peças e prosas
O escritor norueguês Jon Fosse, de 64 anos, foi o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2023 por suas peças e prosas inovadoras que "dão voz ao indizível". O anúncio foi feito na manhã desta 5ª feira (5.out), pela Academia Sueca. Além da medalha, o dramaturgo receberá 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 5 milhões.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Fosse apresenta situações cotidianas que são instantaneamente reconhecíveis em nossas próprias vidas. É através da capacidade do laureado de evocar a perda de orientação do homem, e como isso paradoxalmente pode fornecer acesso a uma experiência mais profunda próxima da divindade, que ele passou a ser considerado um grande inovador no teatro contemporâneo", disse a Academia.
BREAKING NEWS
? The Nobel Prize (@NobelPrize) October 5, 2023
The 2023 #NobelPrize in Literature is awarded to the Norwegian author Jon Fosse "for his innovative plays and prose which give voice to the unsayable." pic.twitter.com/dhJgGUawMl
Jon Fosse nasceu em 1959 na costa oeste norueguesa. Sua imensa obra é escrita em norueguês Nynorsk e abrange uma variedade de gêneros que consistem em peças de teatro, romances, coleções de poesia, ensaios, livros infantis e traduções. Em alguns romances, seu estilo ficou conhecido como "minimalismo de Fosse".
"O avanço de Jon Fosse como dramaturgo veio com a produção, em 1999, de sua peça 'Nokon kjem til a komme' (1996). Com seus temas de antecipação temerosa e ciúme incapacitante, a singularidade de Fosse é totalmente evidente. Hoje, ele é um dos dramaturgos mais encenados do mundo", disse a Academia.
+ Escritora Conceição Evaristo vence Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano
Os anúncios dos ganhadores do Prêmio Nobel continuam nos próximos dias. Na 6ª feira (6.out), será revelado o vencedor do Nobel da Paz, e na 2ª feira (9.out), o de Economia. Os ganhadores das categorias de Medicina, Física e Química já foram divulgados nesta semana.