Publicidade
Mundo

Começa julgamento de corretor de criptomoedas acusado de fraude

Ex-bilionário é acusado de fraude por milhares de clientes e pode pegar até 100 anos de prisão

Imagem da noticia Começa julgamento de corretor de criptomoedas acusado de fraude
Sam Bankman-Fried
• Atualizado em
Publicidade

A FTX apareceu no mercado internacional com promessas de lucro rápido com criptomoedas. Em apenas três anos, a empresa surgiu e foi à falência. O dono, Sam Bankman-Fried, de 31 anos, acumulou uma fortuna de US$ 36 bilhões e ostentou uma vida de luxo até o final de 2022, quando surgiram acusações de fraude, conspiração e lavagem de dinheiro.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O escândalo começou quando a imprensa americana divulgou que Sam estava usando o dinheiro dos clientes da FTX para arcar com os custos de outra empresa que era dono. Após a divulgação da notícia, houve uma corrida entre os investidores para retirar o dinheiro depositado, o que levou à falência da companhia. Cerca de US$ 9 bilhões nunca foram devolvidos. 

As denúncias contra o jovem empresário vão além dos crimes financeiros: os procuradores federais afirmam que o norte-americano usou o império de criptomoedas para influenciar a política dos Estados Unidos. Uma das acusações é a de que Sam planejava doar bilhões de dólares a Donald Trump para que o republicano desistisse de concorrer novamente à Casa Branca. 

O direito de aguardar o julgamento em liberdade foi revogado em agosto, quando ele foi acusado de influenciar testemunhas. Desde então, o ex-bilionário está preso em uma penitenciária de Nova York. O processo pode levar até 6 semanas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade