Publicidade
Mundo

Donald Trump afirma ser vítima de "golpe" em julgamento por fraude

Ex-presidente dos EUA é acusado por Tribunal de Nova York de inflar o valor de seus ativos para obter melhores condições de empréstimo

Imagem da noticia Donald Trump afirma ser vítima de "golpe" em julgamento por fraude
Ex-presidente Donald Trump no Tribunal de Nova York
• Atualizado em
Publicidade

O ex-presidente Donald Trump afirmou ser vítima de um "golpe" ao chegar nesta 2ª feira (2.out) no Tribunal de Nova York, nos Estados Unidos, onde é alvo de um julgamento civil por fraude. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Isto é um golpe. É uma farsa", disse o republicano, reiterando as alegações de que o processo é uma tentativa politicamente motivada de impedir o seu regresso à Casa Branca.

O processo da procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, acusa Trump e a sua empresa de mentir para bancos e seguradoras ao inflar o valor de seus ativos em bilhões de dólares para obter melhores condições de empréstimo. 

Anteriormente, o juiz Arthur Engoron, que preside a sessão, já decidiu que ex-presidente cometeu fraude nos seus negócios. Segundo Engoron, Trump e aliados "mentiram de forma reiterada" sobre relatórios financeiros e valores de ativos para obter empréstimos com condições mais favoráveis, como melhores taxas e seguros mais baratos. Entre os valores inflados estariam o resort Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, e a cobertura na Trump Tower, em Manhattan.

O julgamento de hoje é sem júri, então Engoron é quem decidirá sobre outras seis reivindicações no processo. Também ficará limitado a ele decidir o valor a ser pago por Trump pela fraude.

A procuradora Letitia James pede US$ 250 milhões em multas e a proibição de Trump fazer negócios em Nova York.

Além do julgamento desta 2ª feira, Trump é réu em outros quatro processos criminais, sendo um deles sobre acusações de suborno e fraude nas prestações de contas de campanha, outro sobre a retirada de documentos sigilosos da Casa Branca e os dois últimos sobre a tentativa de reverter o resultado das últimas eleições e conspiração de fraude eleitoral.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade