Lula faz discurso de abertura na Assembleia Geral da ONU, em Nova York
Presidente deve abordar temas como enfrentamento à desigualdade, combate à fome, defesa do meio ambiente e guerra na Ucrânia
Felipe Moraes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza, nesta 3ª feira (19.set), o discurso de abertura na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York (Estados Unidos).
Assista:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Esta será a oitava vez que o petista abre a reunião e a primeira em 14 anos. Lula discursou no encontro de líderes globais entre 2003 e 2009. Em 2010, foi representado por Celso Amorim, então ministro das Relações Exteriores e atual assessor especial da Presidência.
Tradicionalmente, o Brasil inaugura o início da assembleia desde 1947, quando Oswaldo Aranha, então chefe da delegação brasileira, presidiu a primeira sessão.
O presidente brasileiro deve abordar diversos temas em sua fala: enfrentamento à desigualdade social, combate à fome, defesa do meio ambiente, guerra na Ucrânia e a necessidade de reforma no sistema de governança global, como mudanças no Conselho de Segurança da ONU.
Lula está em Nova York desde a noite de sábado (16.set) e cumpre uma série de agendas importantes. Nesta 4ª (20.set), por exemplo, terá encontros com os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e com António Guterres, secretário-geral da ONU.
Na 5ª (21.set), antes do retorno ao Brasil, o presidente conversará com jornalistas em coletiva de imprensa.
Leia também: