75,9% dos pilotos afirmam ter caído no sono durante voo, diz pesquisa
Relatório da Associação Europeia de Pilotos alerta para deficiências na forma como as companhias aéreas gerem o risco de fadiga em 31 países europeus
SBT News
Um estudo realizado pela Associação Europeia de Pilotos, a European Cockpit Association (ECA), revelou dados preocupantes sobre a gestão dos riscos relacionados ao cansaço desses profissionais. Segundo o relatório, três em cada quatro pilotos informou ter caído no sono pelo menos uma vez enquanto operavam uma aeronave.
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Já um quarto dos entrevistados informou ter passado por até cinco ou mais episódio do tipo. A pesquisa foi feita com 6.900 profissionais da categoria em 31 países europeus entre 1º e 22 de julho, período considerado alta estação no hemisfério norte.
"Estes são sinais preocupantes e indicações claras de que os riscos de segurança relacionados com a fadiga não são bem geridos em muitas companhias aéreas europeias", afirma o presidente da ECA, Otjan de Bruijn.
Um dos motivos para essa situação é a precarização da atividade, as oportunidades de descanso cada vez mais raras para evitar a fadiga cumulativa e extensão dos horários de trabalho" da categoria para além dos "parâmetros legais do que é seguro"
O relatório identifica ainda deficiências estruturais na forma como as companhias aéreas europeias gerem o risco de fadiga.
Um exemplo disso é que apenas 10,8% dos pilotos responderam que os relatórios de fadiga levaram a sua companhia aérea a fazer alterações operacionais para melhorar a segurança, apenas 13,2% selecionaram "a empresa comunica bem com a tripulação sobre os relatórios de fadiga" e apenas 12% afirmaram confiar no sistema de relatórios da sua companhia aérea.
Como observa Baines Simmons, consultoria de gestão de segurança da aviação responsável pela pesquisa: "Sem um sistema de relatórios eficaz, é pouco provável que a companhia aérea tenha uma imagem precisa da fadiga na operação, limitando a sua capacidade de gerir o risco de fadiga através da implementação de mitigações eficazes".
O estudo reforça o alerta feito pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), no fim de junho, para o risco elevado de cansaço entre tripulantes durante o verão e pedido às companhias aéreas que evitassem estender os turnos de trabalho dos pilotos.