Lula conversa por telefone com presidente dos Estados Unidos
Iniciativa para garantir a dignidade dos trabalhadores foi um dos temas da conversa com Joe Biden

SBT News
O presidente Lula conversou nesta 4ª feira (16.ago) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Segundo o comunicado emitido pelo Palácio do Planalto, a chamada entre os dois líderes durou cerca de 30 minutos. Na ligação telefônica, Lula expressou solidariedade ao povo do Havaí, que foi afetado por incêndios florestais descritos por Joe Biden como os piores da história dos Estados Unidos.
Lula e o presidente norte-americano também falaram sobre meio ambiente. Biden concordou que os países desenvolvidos têm maior responsabilidade no enfrentamento da crise climática e retomou a promessa de doar US$ 500 milhões ao Fundo Amazônia. A liberação da verba ainda precisa da aprovação do Congresso dos Estados Unidos.
Segundo a Casa Branca, Joe Biden e Lula também se comprometeram a manter uma comunicação ativa sobre a situação da Venezuela e do Haiti. Em setembro, os dois líderes terão encontros pessoais em duas ocasiões: na Cúpula do G-20 em Nova Délhi, na Índia, e nos Estados Unidos, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
No telefonema desta 4ª feira, Lula e Biden anteciparam um dos assuntos que devem discutir, paralelamente, ao evento das Nações Unidas: uma iniciativa conjunta entre Brasil e Estados Unidos para garantir mais dignidade aos trabalhadores. O debate contará com a participação da OIT - a Organização Internacional do Trabalho. Nas redes sociais, o presidente brasileiro, afirmou que o programa será lançado em breve, sem divulgar mais detalhes.
Lula ainda aproveitou a conversa telefônica desta 4ª feira para reiterar o convite para que Biden visite o Brasil, o que poderia ocorrer, segundo o governo brasileiro, em um estado da região amazônica. A Casa Branca ainda não informou se a viagem está nos planos de Joe Biden.