Brasil condena fim de acordo de grãos na Ucrânia e faz alerta sobre insegurança alimentar
Texto é assinado pelo representante do país na ONU, Sérgio França Danese
Felipe Moraes
O Brasil condenou os recentes ataques da Rússia a portos e armazéns da Ucrânia e se manifestou sobre o fim do acordo de grãos que permitia transporte de alimentos pelo Mar Negro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Leia o texto na íntegra:
Em texto assinado por Sérgio França Danese, representante brasileiro na Organização das Nações Unidas (ONU), o país alerta que a "destruição de infraestruturas civis vai contra a lei humanitária internacional e não deve ser usada como ferramenta por nenhuma parte dos países em conflito".
"Lamentamos a descontinuidade da iniciativa de grãos do Mar Negro e encorajamos as partes envolvidas nessa negociação em particular que encontrem mutuamente soluções benéficas que possam evitar o agravamento da insegurança alimentar no mundo", diz o comunicado.
A nota ainda diz que "o conflito na Ucrânia tem causado considerado sofrimento humano não apenas na zona de conflito, mas também em regiões distantes". "Desde o começo, alertamos sobre o impacto do conflito nos países em desenvolvimento, mais vulneráveis às altas no preço de alimentos, fertilizantes e energia", continua o texto.
"Reiteramos nossa posição pelo fim da escalada de hostilidades e pela abertura das negociações de paz, baseadas no respeito à soberania e à integridade territorial da Ucrânia", finaliza o comunicado.
Leia também: