Vírus Oz: Japão confirma morte por nova doença transmitida por carrapato
Mulher de 70 anos morreu no ano passado depois de ser picada por inseto
O Ministério da Saúde do Japão anunciou que a morte de uma mulher na casa dos 70 anos seria o primeiro caso de uma doença causada pelo vírus Oz. A suspeita é que o vírus seja transmitido por carrapatos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A idosa morreu em 2022, na cidade de Ibaraki, norte da capital Tóquio, e a confirmação foi feita neste sábado (24.jun). Segundo as autoridades de saúde, a mulher teria morrido de miocardite, uma inflamação dos músculos do coração. Ela foi ao hospital apresentando febre e fadiga logo depois ser picada por um carrapato na perna. Exames concluiram que ela foi infectada pelo Oz.
Esse vírus foi detectado em alguns carrapatos em 2018 e pesquisas indicaram a disseminação em animais selvagens de diversas regiões do Japão. No entanto, este é o primeiro caso documentado em que a infecção pelo Oz resultou em doença e morte em um ser humano. O ministério disse que a infecção não necessariamente resulta em morte, já que alguns testes mostram que algumas pessoas já foram infectadas pelo vírus.
O governo japonês pediu para que a população use camisas e calças longas quando forem para o campo ou para florestas. Ainda não há remédios para a doença, somente para aliviar os sintomas.
As informações são da emissora de TV japonesa NHK.