Engenheiro brasileiro é brutalmente agredido em Portugal
Homem afirma ter sido vítima de xenofobia em Braga
Antonio Martins Neto
Um engenheiro brasileiro foi brutalmente agredido em Portugal. Ele afirma ter sido vítima de xenofobia -- que é o preconceito contra estrangeiros.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os hematomas são marcas de um ataque surpresa, sem que o engenheiro Saulo Jucá tivesse tempo de se defender. "Ele pegou e disse você é brasileiro? Aí eu disse 'sou brasileiro com muito orgulho e sou português também, que eu tenho cidadania'. Ele partiu pra cima de mim dando soco, murro. [...] Quebrou meu nariz, tô com muitas dores na costela, nas costas, no rosto", conta a vítima de 51 anos.
A agressão aconteceu num café em Braga, onde Saulo mora há 2 anos com a mulher e duas filhas. O suspeito ainda não foi identificado.
Em Portugal, os casos de xenofobia contra brasileiros tem aumentado desde 2017, ano que marca a retomada da migração de cidadãos do Brasil para tentar a vida em Portugal. Segundo a Comissão para Igualdade e Contra a Discriminação Racial, órgão português de combate ao racismo, o número de queixas subiu 505% em 5 anos.
Em maio, o empresário brasileiro Jefferson Tenório e o namorado dele, Luís Almeida, foram agredidos em um dos bares mais badalados da capital portuguesa. Eles podem ter sido vítimas de preconceito pela origem e pela orientação sexual. Na mesma época, na Universidade de Lisboa, estudantes de Direito denunciaram casos de xenofobia contra alunos brasileiros.
Em visita a Portugal, em abril deste ano, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, firmou um acordo para aprofundar a investigação desses tipos de crimes no país.
Leia também: