Inundação em mina de ouro ilegal deixa 12 mortos no sul da Venezuela
112 pessoas sobreviveram ao colapso
Uma inundação em uma mina ilegal de ouro no sul da Venezuela resultou na morte de 12 garimpeiros devido à insuficiência respiratória, conforme informou uma autoridade local neste domingo (04.jun). Além disso, 112 pessoas sobreviveram ao colapso na mina.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O incidente ocorreu na mina de Talavera, localizada em El Callao, um município do Estado de Bolívar, na 4ª feira (31.mai), após fortes chuvas na região. No entanto, as equipes do sistema nacional de risco só conseguiram resgatar os corpos no sábado (03.jun). O trabalho foi muito difícil porque os corpos estavam em decomposição há 72 horas.
+ Deslizamento de terra no sudoeste da China resulta em 19 mortos
Na zona mineira de Talavera, o ouro é extraído por meio de túneis abertos de maneira rudimentar por garimpeiros informais que trabalham nessa região do Arco Mineiro do Orinoco, um projeto criado pelo governo de Nicolás Maduro em 2016, que se estende por 111 mil quilômetros quadrados.
O Arco da Mineração tem sido alvo de questionamentos por parte de organizações não governamentais e órgãos internacionais. Um relatório da ONU do ano passado revelou que são cometidas violações dos direitos humanos nas áreas de mineração, onde o governo busca obter mais renda.
*Estagiário sob supervisão de Ariane Ueda
Leia também:
+ Ataque de cartel deixa 20 mortos na fronteira entre México e EUA
+ EUA: Distrito de Utah proíbe Bíblia em escolas por conteúdo "vulgar e violento"
+ Acidente de trem com 288 mortos é "um incidente doloroso", diz Modi