Lula propõe "relação mais produtiva" em reunião com premiê do Japão
Fumio Kishida afirmou que conta com o Brasil para debater temas globais complexos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, em Hiroshima, com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, na noite desta 6ª feira (19.mai) - manhã de sábado (20.mai) no Japão. Eles debateram assunto como comércio bilateral, combate às mudanças do clima, educação e integração entre as comunidades.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Brasil e Japão precisam estabelecer uma relação mais produtiva não apenas do ponto de vista comercial, mas também do ponto de vista cultural, político e da ciência e tecnologia", disse Lula ao primeiro-ministro, conforme publicação nas redes sociais da Presidência da República.
O premiê japonês afirmou que deposita confiança no Brasil para debater temas globais complexos: "contamos com a experiência do senhor presidente Lula. Teremos discussões amplas sobre questões como clima, educação, desenvolvimento, paz e estabilidade. Estamos muito dispostos a cooperar com o Brasil".
Em 2022, o Japão foi o 10º maior parceiro comercial do Brasil em 2022, com um comércio bilateral de US$ 11,9 bilhões.
Cerca de 204 mil brasileiros vivam no Japão, e o Brasil tem a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do território nipônico, com mais de 2 milhões de pessoas.
"Desde 1908, muitos japoneses contribuíram para o crescimento do Brasil. Muitos empresários brasileiros investem no Japão", ressaltou Lula.
Leia também: