Projeto do Titanic é vendido por R$ 1,23 milhão em leilão no Reino Unido
Desenho foi utilizado no inquérito que apurou o naufrágio do transatlântico
Um projeto do Titanic usado durante o inquérito sobre o naufrágio do transatlântico, em 1912, foi vendido por 195 mil libras - R$ 1,23 milhão - no Reino Unido. A ação aconteceu em um leilão da Henry Aldridge and Son Ltd, que informou que a planta foi elaborada por arquitetos navais da White Star Line, empresa proprietária do navio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O projeto, desenhado à mão, permitiu que as 96 testemunhas chamadas para depor no caso indicassem as partes do navio por meio de um ponteiro. Após a conclusão do inquérito, que estipulou que o naufrágio do navio foi provocado por "velocidade excessiva", o plano foi devolvido aos representantes da White Star Line.
A Henry Aldridge and Son Ltd é responsável por diversos leilões de itens do Titanic. No fim do ano passado, por exemplo, a companhia vendeu, por 98 mil libras, um relógio de bolso pertencente a um funcionário dos correios que estava a bordo do navio. Pouco tempo antes, um menu da primeira classe foi vendido por 50 mil libras, enquanto uma carta do passageiro Oscar Holverson foi vendida por 126 mil libras.
+ Leilão dos Correios oferta 50 mil itens; saiba como participar
O RMS Titanic foi construído para ser o navio mais luxuoso e seguro da época. A embarcação, no entanto, naufragou no dia 14 de abril de 1912, três dias após partir na viagem inaugural. A tragédia aconteceu depois do navio colidir com um iceberg e, como possuía botes apenas para metade dos passageiros, resultou na morte de 1,5 mil pessoas.