Editora de revista alemã é demitida após entrevista falsa com Schumacher
Criada por Inteligência Artificial, a 'entrevista' foi publicada na última 4ª feira. A família do ex-piloto prometeu acionar a Justiça
AFP
A editora-chefe da revista alemã Die Aktuelle, que publicou uma entrevista falsa com Michael Schumacher, feita com inteligência artificial, foi demitida neste sábado (22.abr), anunciou o grupo de mídia Funke.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Este artigo de mau gosto e enganoso nunca deveria ter aparecido. Não corresponde de forma alguma aos padrões de jornalismo que nós -- e nossos leitores -- esperamos de um grupo como o Funke", lamentou Bianca Pohlmann, diretora das revistas do grupo Funke .
"A editora-chefe da Die Aktuelle, Anne Hoffmann, que assumiu a responsabilidade jornalística da revista desde 2009, está afastada das suas funções desde este sábado", acrescenta, apresentando as suas "desculpas" à família do lendário piloto alemão de Fórmula 1.
Entenda a polêmica
Na 4ª feira (19.abr), a revista publicou a "entrevista" com Michael Schumacher, a primeira desde o acidente de esqui no final de 2013 nos Alpes franceses, que resultou em uma grave lesão na cabeça do piloto. Horas depois, informou que o artigo havia sido gerada com auxílio do ChatGPT.
O artigo continha citações atribuídas a Schumacher, evocando sua vida familiar desde o acidente e seu estado de saúde. Por meio de um porta-voz, a família Schumacher confirmou à ESPN seus planos de iniciar uma ação legal contra a Die Aktuelle
A família de Schumacher, de 54 anos, protege zelosamente a privacidade do ex-campeão, que não é visto em público desde o acidente. Quase nenhuma informação vazou sobre seu estado de saúde.