BuzzFeed fechará divisão de notícias e vai demitir 15% da equipe
180 funcionários das equipes de negócios, conteúdo, tecnologia e administração serão desligados
O BuzzFeed anunciou na 5ª feira (20.abr) que vai fechar sua divisão de notícias, reduzindo sua força de trabalho em 15%. Segundo o New York Times e a Reuters, o anúncio foi feito a equipe por email pelo presidente-executivo do BuzzFeed, Jonah Peretti.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As equipes de negócios, conteúdo, administração e tecnologia serão demitidas, afetando 180 funcionários.
Peretti alega que "tomou a decisão de investir demais" na divisão de notícias do BuzzFeed (BuzzFeed News) porque adorava o trabalho que era realizado. Além disso, o executivo ressaltou que demorou a aceitar que as plataformas de mídia social não forneciam o apoio financeiro necessário para manter o setor lucrativo.
"Aprendi com esses erros e a equipe que continua também aprendeu com eles. Sabemos que as mudanças e melhorias que estamos fazendo hoje são passos necessários para construir um futuro melhor", alega o executivo.
Com as demissões, a negociação das ações da empresa foram paralisadas após uma queda de 26% no valor.
O BuzzFeed News foi fundado em 2011, com foco em notícias e histórias leves e sérias por meio de listas e manchetes estilo clickbait criadas para se tornar virais nas redes sociais.
O site se destacou por conta das suas reportagens ambiciosas e precisas e chegou a vencer o Prêmio Pulitzer em 2021, por relatar com apoio de imagens por satélite a detenção de muçulmanos pelo governo da China. A empresa abriu unidades pelo mundo, incluso o Brasil.
Agora as notícias do BuzzFeed News serão publicadas no Huff Post.
BuzzFeed News Brasil fechou em 2020
A operação brasileira do BuzzFeed News foi encerrada em agosto de 2020.
Na época, o então editor Graciliano Rocha fez uma nota pública de despedida alegando que a crise econômica afetou a operação brasileira, por causa da pandemia de Covid-19.
"Será tarefa dos historiadores do futuro entenderem as consequências deste período histórico. A nós, no BuzzFeed News, coube contar, da melhor maneira que conseguimos, todos os episódios que sacudiram esse país neste tempo tão pródigo de solavancos. Pudemos fazer isso graças a uma equipe de jornalistas de primeira linha", disse o editor em 2020.