Barco com 400 migrantes fica à deriva no Mar do Mediterrâneo
Tripulantes informaram que barco está parcialmente inundado e esperam resgate
Camila Stucaluc
Ao menos 400 imigrantes continuam, nesta 2ª feira (10.abr), em uma embarcação à deriva no Mar do Mediterrâneo, entre Grécia e Malta. Segundo a Organização Sea-Watch International, mais cedo, um navio maltês forneceu combustíveis e água ao barco, mas foram impedidos de resgatarem os passageiros.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Se o barco continuar em movimento, pode chegar à Itália e Malta não precisa aceitar as pessoas. Malta prefere correr o enorme risco de 400 pessoas morrerem do que cuidar delas. Tudo por causa da política de migração da União Europeia. Impedir o resgate de pessoas para cálculo político deve ser punido", disse a ONG.
A embarcação, que partiu de Tobruk, na Líbia, foi relatada como estando à deriva pelo serviço de apoio Alarm Phone na manhã de domingo (9.abr). Tripulantes informaram que o barco está parcialmente inundado, colocando a vida de todos os passageiros em risco.
A crise migratória pelo Mar do Mediterrâneo vem se intensificando desde 2021, sobretudo com travessias à Itália. Na semana passada, 440 imigrantes que estavam à deriva no mar foram resgatados por equipes de Malta, enquanto, em apenas um dia, quase mil viajantes desembarcaram em Sicília, no sul do território italiano.
+ China adverte que independência de Taiwan e paz são incompatíveis
Em fevereiro, mais de 60 imigrantes morreram após um naufrágio na costa italiana, sendo grande parte procedente do Afeganistão e do Paquistão. A embarcação ficou dias navegando em condições precárias e até colidiu contra rochas.