Publicidade
Mundo

Novo sistema agiliza regularização de migrantes em Portugal

Na primeira semana de funcionamento, 66 mil brasileiros já foram beneficiados

Imagem da noticia Novo sistema agiliza regularização de migrantes em Portugal
portugal
• Atualizado em
Publicidade

Em Portugal, entrou em vigor um novo sistema que agiliza o processo de regularização de migrantes com origem em países de língua portuguesa. Na primeira semana de funcionamento, 66 mil brasileiros já foram beneficiados.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News 

O novo sistema regulariza a situação de quem chegou como turista, mas permaneceu mais de três meses em Portugal, mesmo sem ter a documentação adequada.

É o caso do autônomo Antonio Neto: "agora eu posso viajar pela Europa, saúde, consigo ter contrato de trabalho agora. Essas são as grandes vantagens".

O documento é exclusivo para cidadãos de países de língua portuguesa, que deram entrada no processo até o final do ano passado. Dos quase 86 mil pedidos, cerca de 75 mil foram validados em uma semana.

Depois dos 66 mil brasileiros, que correspondem a quase 90% dos pedidos aprovados, os angolanos vêm em segundo lugar, mas bem atrás, com apenas 2,9%, seguidos por cidadãos de Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste.

Com o aumento da imigração, as autoridades levavam até dois anos para emitir uma espécie de visto de residência, que permite o acesso a benefícios sociais, como saúde pública, e é exigido pelas empresas na hora da contratação.

Agora, o sistema emite a autorização na hora. O novo documento, que tem duração de apenas um ano, tem que ser impresso pelo imigrante.

Com a autorização automática, estima-se que mais de 300 mil brasileiros tenham agora residência regular em Portugal.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade