Brasil afirma aceitar dissidentes da Nicarágua
Manifestação aconteceu em reunião de conselho da ONU; veja detalhes
SBT News
O governo brasileiro informou nesta 3ª feira (07.mar) numa reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, que está apto a receber nicaraguenses, cuja nacionalidade, foi retirada pela Justiça do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O Brasil está preocupado com relatos de sérias violações de direitos humanos", disse o diplomata Tovar Nunes.
Crimes contra a humanidade
No início do mês, o Grupo de Peritos em Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou um relatório, nesta 5ª feira (02.mar), no qual denuncia que violações de direitos humanos que caracterizam crimes contra a humanidade estão sendo praticadas contra civis na Nicarágua.
Segundo um dos relatores responsáveis pelo documento, Jan Simon, essas violações de direitos humanos vem sendo cometidas de forma sistemática e configuram crimes contra a humanidade de assassinato, encarceramento, tortura, violência sexual, deportação e perseguição política. Ainda conforme o relator, os nicaraguenses vivem com medo das ações que o governo do país venha a tomar contra eles. Veja a matéria completa aqui
Desde 2018, pelo menos 3 mil organizações civis foram fechadas. Quase todos os canais independentes de mídia e de organizações de direitos humanos estão operando do exterior.