Imagens mostram fenda causada por terremoto na Turquia
Em Karamamaras e Hatay, províncias próximas ao epicentro, rachaduras se estendem por quilômetros

SBT News
Uma semana após os terremoto de maginute 7,7 que deixou ao menos 36 mil mortos na Turquia e na Síria, os países ainda tentam avaliar e contabilizar o tamanho do estrago causado pelo tremor de magnitude 7,7 e seus subsequentes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Imagens feitas pela rede de televisão turca A Haber mostram as fendas formadas na província de Karamamaras, epicentro do terremoto na Turquia. No vídeo, estradas que conectam e rodeiam a região aparecem completamente destruídas e rachadas.
O mesmo foi registrado em Hatay, outra das dez províncias turcas próximas ao epicentro do tremor. Nas imagens feitas pelo jornal Sabah, as rachaduras causadas pela falha geológica entre as placas tectonicas Anatólia e Arábia, que cruzam o país e a Síria, ficaram expostas.
YARILAN YOL GÖRENLER? ?OKE ETT?
? Sabah (@sabah) February 12, 2023
Türkiye?yi sarsan #deprem sonras? Antakya Demirköprü karayolunda depremin etkisiyle yar?klar olu?urken, dev çukurlar havadan görüntülendi. Yolun son hali ise görenleri ?oke etti. pic.twitter.com/7zN58GltuV
O que causa um terremoto?
Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados pelo movimento das chamadas placas tectônicas - gigantescos blocos de rocha, que cobrem toda a extensão do planeta. O Brasil está localizado sobre uma dessas placas, a sul-americana, e está no meio dela. Não há registros de terremotos de grande magnitude no país porque eles acontecem nas extremidades, no encontro entre duas ou mais placas.
Já a Turquia e a Síria ficam entre três delas: a Euroasiática, a Anatólia e a Arábica. O atrito entre duas, a Arábica e a Anatólia, causou o terremoto.

Leia também:
+ Avião da FAB com repatriados afetados pelo terremoto na Turquia chega ao Brasil
+ Satélite italiano registra foto de cidade turca afetada por terremoto
+ Terremoto no Oriente Médio: chefe da OMS embarca para Síria