Salman Rushdie publica primeira foto após ataque em Nova York
Escritor britânico perdeu a visão de um dos olhos e movimento de uma das mãos
O escritor britânico Salman Rushdie publicou a sua primeira foto nas redes sociais após ser esfaqueado em agosto, momentos antes de participar de um evento literário na cidade de Nova York. Em consequência do ataque, o autor de Os Filhos da Meia-Noite perdeu a visão de um dos olhos e o movimento de uma das mãos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A foto na The New Yorker é dramática e poderosa, mas isso, mais prosaicamente, é como eu realmente me pareço", escreveu o literato, se referindo a uma entrevista concedida à revista americana. A publicação foi excluída horas depois.
O americano de origem libanesa, Hadi Matar, de 24 anos, foi apontado como o autor das facadas contra o escritor. O homem, que invadiu o palco e na sequência golpeou Rushdie, foi preso no local em que o evento seria realizado. Ele se declarou inocente diante da tentativa de assassinato.
Em 1989, um decreto, emitido pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, do Irã, pedia a morte de Salman Rushdie. O motivo era a publicação do romance Os Versos Satânicos, inspirado na vida do profeta islâmico Maomé e que foi classificado como uma "blasfêmia" por parte da comunidade muçulmana. A ação do governo iraniano foi revista. No entanto, as ameaças a Rushdie, que passou anos escondido, continuaram.
Leia também: