Publicidade
Mundo

Ex-agente do FBI é detido nos EUA por colaborar com oligarca russo

Charles McGonigal teria prestado serviços de inteligência para o magnata Oleg Derispaska, alvo de sanções desde 2018

Imagem da noticia Ex-agente do FBI é detido nos EUA por colaborar com oligarca russo
Ex-agente do FBI, Charles McGonigal
• Atualizado em
Publicidade

Um ex-oficial do FBI, polícia federal dos Estados Unidos, foi acusado de violar as sanções americanas à Rússia, informou o Departamento de Justiça nesta 2ª feira (23.jan). Charles McGonigal, de 54 anos, teria prestado serviços ao oligarca russo Oleg Derispaska, fundador da empresa de alumínio Rusal, alvo de sanções dos EUA desde 2018 por interferir nas eleições que levaram Donald Trump à Presidência. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o Departamento de Justiça, McGonical, que dirigiu a unidade de contrainteligência do FBI em Nova York até 2018, trabalhou para que as sanções contra o magnata russo fossem suspensas em 2019, sem sucesso. Ele também é acusado de lavagem de dinheiro, pois, em 2021, teria recebido pagamentos ocultos de Deripaska para investigar rivais do oligarca. Enquanto estava no FBI, McGonigal investigava justamente magnatas russos.

Preso no sábado (21.jan), McGonigal e seu suposto cúmplice, Serguei Shestakov, um ex-diplomata russo que atuava como tradutor juramentado nos EUA, se declararam inocentes e foram soltos sob fiança.

Se forem considerados culpados, cada um estará sujeito a uma pena de até 20 anos de prisão.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade