Popularidade de Biden avança lentamente e aprovação fica em 40%
Descoberta de documentos confidenciais na casa do presidente influenciou resultado
O índice de aprovação pública do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, subiu apenas 1% na comparação mensal, atingindo 40%. A cifra, divulgada nesta 5ª feira (19.jan), faz parte da pesquisa Reuters/Ipsos, que apontou para o crescimento tímido de popularidade do mandatário devido à descoberta de documentos confidenciais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O caso fez com que as expectativas de aprovação de Biden diminuíssem. Isso porque, com o começo de 2023, os especialistas esperavam uma maior popularidade do democrata em meio à queda da inflação norte-americana e ao impasse do Partido Republicano para eleger um presidente na Câmara dos Deputados.
Apesar de singela, a aprovação de 40% é uma das maiores já registradas pelo presidente, que vem enfrentando desafios desde que assumiu o governo, em 2021, devido à pandemia de covid-19. Em julho do ano passado, por exemplo, o índice de popularidade caiu quatro semanas consecutivas, atingindo 36% no fim do mês.
+ Biden anuncia viagem para Califórnia em meio a fortes tempestades
Já em relação ao Congresso Nacional, apenas 20% dos 1.035 entrevistados da pesquisa disseram aprovar o novo presidente da Câmara, Kevin McCarthy. No Senado, 38% disseram ter uma visão positiva sobre os parlamentares, que conseguiram manter maioria democrata após as eleições de meio de mandato do ano passado.