Peru decreta estado de emergência por 30 dias para conter protestos
Atos de vandalismo, violência e bloqueios de rodovias são registrados no país
Paulo Sabbadin
O novo governo do Peru decretou, nesta 4ª feira (14.dez), estado de emergência em todo o território nacional por 30 dias para conter os protestos contra a prisão de Pedro Castillo, presidente deposto do cargo por tentar dissolver o Congresso do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Atos de vandalismo, violência e bloqueios de rodovias são registrados no Peru. Milhares de cidadãos estão nas ruas pedindo por novas eleições.
O decreto suspende os direitos de reunião e de circulação e autoriza a polícia e militares a revistarem casas das pessoas sem autorização ou ordem judicial. Até o momento não foi determinado um toque de recolher noturno.
A Suprema Corte do Peru rejeitou, na 3ª feira (13.dez), o recurso de apelação apresentado pela defesa do ex-presidente Pedro Castillo contra a prisão preventiva de sete dias. Segundo o tribunal, as ações promovidas pelo político, que caracterizaram "crime de rebelião e conspiração", devem ser respondidas com a detenção.
Castillo foi detido no último dia 7 após ser destituído do cargo de presidente por tentar dissolver o Congresso Nacional, onde ocorreria a votação de um terceiro pedido de impeachment contra o então mandatário. A ação, no entanto, fracassou e Castillo pode ser julgado por tentativa de golpe de Estado.
*com informações da Associated Press
Leia também: