Senado dos EUA aprova lei que protege casamentos entre pessoas do mesmo sexo
Joe Biden afirmou que está ansioso para sancionar a lei, que agora segue para a Câmara
Paulo Sabbadin
O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta 3ª feira (29.nov), uma lei que protege os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A união homoafetiva é permitida no país desde 2015, por meio de decisão da Suprema Corte.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A aprovação do projeto se deu por 61 votos a 36, incluindo votos de 12 republicanos. A lei agora segue para votação na Câmara.
A lei não obriga nenhum estado a permitir que casais do mesmo sexo se casem, mas exige que os estados reconheçam todos os casamentos que eram legais onde foram realizados e protejam as atuais uniões do mesmo sexo, caso a decisão de 2015 seja anulada, como aconteceu com o aborto.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorou a aprovação no Senado e disse estar ansioso para sancionar a lei.
"A aprovação bipartidária de hoje no Senado da Lei do Respeito ao Casamento prova que nossa nação está prestes a reafirmar uma verdade fundamental: amor é amor. Estou ansioso para que a Câmara aprove esta legislação e a envie para minha mesa, onde a assinarei com orgulho", escreveu Biden no Twitter.
Today's bipartisan Senate passage of the Respect for Marriage Act proves our nation is on the brink of reaffirming a fundamental truth: love is love.
? President Biden (@POTUS) November 30, 2022
I look forward to the House passing this legislation and sending it to my desk, where I will proudly sign it into law.
*com informações da Associated Press
Leia também: