Publicidade
Mundo

É importante mandar "mensagem de mudança" na COP27, analisa especialista

Internacionalista Juliano Cortinhas avalia expectativas para discurso de Lula no evento

Imagem da noticia É importante mandar "mensagem de mudança" na COP27, analisa especialista
Cortinhas
• Atualizado em
Publicidade

O professor de relações internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Juliano Cortinhas ressaltou a importância da participação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022, a COP 27. Segundo Cortinhas, "é muito importante que o presidente Lula assuma a dianteira das negociações e não só isso, que ele promova uma virada nas posições climáticas que o Brasil vem adotando ao longo dos anos".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em entrevista ao programa Poder Expresso, do SBT News, nesta 2ª feira (7.nov), Cortinhas ressaltou que o Brasil perdeu muitas possibilidades de acordos e investimentos relacionados ao clima por não cumprir demandas ambientais, como a diminuição de queimadas na Floresta Amazônica. "Isso é visto como prejudicial para alguns investidores internacionais", pontuou.

Sobre as expectativas para o discurso de Lula, Juliano Cortinhas disse que o ponto central deve ser uma mensagem de mudança. "Não vínhamos cumprindo as nossas metas, não vínhamos prestando atenção no tema ambiental, e agora vamos prestar a atenção nisso. É importante lembrar que, durante a sua Presidência, o Lula conseguiu reduzir e muito as emissões de carbono a partir das queimadas da Amazônia", destacou o professor.

Assista à íntegra da entrevista:

COP 27

A Conferência das Partes (COP27) da Organização das Nações Unidas (ONU) começou no domingo (6.nov) em Sharm El-Sheikh, no Egito. 

Nesta 2ª feira (7.nov), tiveram início os fóruns, reuniões, palestras e apresentações de projetos que buscam incentivos financeiros. Mais de 200 líderes mundiais comprometidos com a ação climática e com o Acordo de Paris participam do evento. 

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade