Publicidade
Mundo

Ativistas climáticos jogam sopa de tomate em obra de Van Gogh

Manifestantes também se colaram na parede da galeria, em Londres; Duas pessoas foram presas

Imagem da noticia Ativistas climáticos jogam sopa de tomate em obra de Van Gogh
Ativistas se colam na parede depois de jogar sopa de tomate em obra de Van Gogh durante protesto
• Atualizado em
Publicidade

Ativistas do grupo Just Stop Oil jogaram sopa de tomate na obra Girassóis, do pintor Vincent Van Gogh, em uma galeria de Londres, nesta 6ª feira (14.out). Eles também se colaram na parede do local.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A ação é uma de várias que o grupo tem feito nos últimos dias para protestar contra as mudanças climáticas e para pedir a interrupção de novos projetos de petróleo e gás do governo britânico. 

"O que vale mais, a arte ou a vida?", perguntou uma das ativistas depois de jogar sopa no quadro. "Vale mais do que comida? Vale mais que justiça? Você está mais preocupado com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas? "A crise do custo de vida é parte do custo da crise do petróleo. O combustível é inacessível para milhões de famílias com frio e fome. Eles não podem nem aquecer uma lata de sopa", gritou

De acordo com a National Gallery, a pintura, que é protegida por um vidro, não foi danificada no incidente. A galeria disse que "há alguns pequenos danos na moldura, mas a pintura está ilesa", e já foi limpa e devolvida ao seu lugar.

As manifestantes foram detidas pela Polícia Metropolitana de Londres por suspeita de danos criminais e transgressão agravada.

* Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade