Escritora francesa de 82 anos leva Prêmio Nobel de Literatura
Annie Ernaux foi homenageada pela "coragem e acuidade" nos mais de 40 anos de carreira
Camila Stucaluc
A escritora francesa Annie Ernaux, de 82 anos, foi a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura deste ano. Segundo anúncio da Academia Sueca, feito nesta 5ª feira (6.out), a autora foi homenageada pela "coragem e acuidade" nas mais de 30 obras publicadas, embolsando, assim, 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,8 milhões).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Annie Ernaux acredita na força libertadora da escrita. Seu trabalho é intransigente e escrito em linguagem simples. Ela revela a agonia da experiência das aulas, descrevendo vergonha, humilhação, ciúme ou incapacidade de ver quem você é. Ela conseguiu algo admirável e duradouro", escreveu a Academia.
BREAKING NEWS:
? The Nobel Prize (@NobelPrize) October 6, 2022
The 2022 #NobelPrize in Literature is awarded to the French author Annie Ernaux "for the courage and clinical acuity with which she uncovers the roots, estrangements and collective restraints of personal memory." pic.twitter.com/D9yAvki1LL
Ernaux nasceu em 1940 e cresceu na pequena cidade de Yvetot, na Normandia, onde os pais tinham uma mercearia e café combinados. A estreia da autora no mundo literário foi com a obra Les Armoires Vides (1974), mas apenas em 1983, com a divulgação do livro La place, ela atingiu os olhares dos críticos.
"Sua escrita é sempre sombreada por um sentimento de traição contra a classe social da qual ela se afasta. Ela disse que escrever é um ato político, abrindo nossos olhos para a desigualdade social. E para isso ela usa a linguagem como ?uma faca?, como ela chama, para rasgar os véus da imaginação", explica a Academia.
+ Bienal do Livro volta com aumento de vendas e 660 mil visitantes
Nesta semana, ainda será anunciado o vencedor do Prêmio Nobel da Paz. Os prêmios de Medicina, Física e Química já foram divulgados, enquanto o vencedor do Nobel de Ciências Econômicas será anunciado na semana seguinte.