Publicidade
Mundo

Escritora francesa de 82 anos leva Prêmio Nobel de Literatura

Annie Ernaux foi homenageada pela "coragem e acuidade" nos mais de 40 anos de carreira

Imagem da noticia Escritora francesa de 82 anos leva Prêmio Nobel de Literatura
Ernaux nasceu em 1940 e cresceu na pequena cidade de Yvetot, na Normandia | Divulgação
• Atualizado em
Publicidade

A escritora francesa Annie Ernaux, de 82 anos, foi a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura deste ano. Segundo anúncio da Academia Sueca, feito nesta 5ª feira (6.out), a autora foi homenageada pela "coragem e acuidade" nas mais de 30 obras publicadas, embolsando, assim, 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,8 milhões).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Annie Ernaux acredita na força libertadora da escrita. Seu trabalho é intransigente e escrito em linguagem simples. Ela revela a agonia da experiência das aulas, descrevendo vergonha, humilhação, ciúme ou incapacidade de ver quem você é. Ela conseguiu algo admirável e duradouro", escreveu a Academia.

Ernaux nasceu em 1940 e cresceu na pequena cidade de Yvetot, na Normandia, onde os pais tinham uma mercearia e café combinados. A estreia da autora no mundo literário foi com a obra Les Armoires Vides (1974), mas apenas em 1983, com a divulgação do livro La place, ela atingiu os olhares dos críticos.

"Sua escrita é sempre sombreada por um sentimento de traição contra a classe social da qual ela se afasta. Ela disse que escrever é um ato político, abrindo nossos olhos para a desigualdade social. E para isso ela usa a linguagem como ?uma faca?, como ela chama, para rasgar os véus da imaginação", explica a Academia.

+ Bienal do Livro volta com aumento de vendas e 660 mil visitantes

Nesta semana, ainda será anunciado o vencedor do Prêmio Nobel da Paz. Os prêmios de MedicinaFísica e Química já foram divulgados, enquanto o vencedor do Nobel de Ciências Econômicas será anunciado na semana seguinte.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade