Elton John faz show na Casa Branca
O cantor britânico foi convidado para uma apresentação na área externa da residência oficial americana
Patrícia Vasconcellos
Union Station - Moynihan Train Hall
A primeira é a estação de trem da capital Washington. A segunda, a construção inaugurada em janeiro de 2021 em Nova York bem ao lado da Penn Station. Nesta semana de Assembleia Geral das Nações Unidas, foi um vai e vém de delegações entre as duas cidades além da movimentação de aviões presidenciais e comitivas nos aeroportos.
+ Conheça os colunistas do SBT News
+ Leia as últimas notícias de Brasil
+ Todas as notícias no portal SBT News
Manhattan tinha trânsito lentíssimo nos três primeiros dias da UNGA - sigla para o evento. A previsão de um trajeto a pé pelo google maps era sempre mais rápida que um deslocamento de carro. De toda forma, a estação de metrô mais próxima da ONU fica a quatro - longos - quarteirões. Para chegar ali, é preciso sapatos baixos e confortáveis. O salto pode ir na bolsa. Em quatro anos de Nova York, os meus ficaram guardados. Era terno feminino, quando necessário, com sapatilha e tênis.
Zelenskyy virtual na primeira Assembleia da ONU 100% presencial pós pandemia
Ele foi a grande espera dos dois primeiros dias de discursos. Volodmir Zelenskyy foi o único líder global a receber o direito de enviar o discurso de forma gravada. No horário da transmissão, já no fim da tarde de terça-feira, dia 20, havia um número bem menor de jornalistas na sede da ONU. Entre as notícias positivas do evento, a montagem da tenda externa para os profissionais da imprensa que cobrem as Nações Unidas. A última vez que a estrutura foi erguida foi em Setembro de 2019. Por dois anos, por causa da pandemia, a Assembleia Geral aconteceu de forma remota. Em 2020, foi totalmente virtual. Em 2021, teve formato híbrido. Essa foi a primeira Assembleia Geral da ONU pós pandemia totalmente presencial. A tenda tinha carpete e móveis novos. Algo bem diferente do que se viu há 3 anos. Como de costume nos Estados Unidos, café e alimentos dispostos em uma mesa ao fundo eram vendidos. Nada oferecido gratuitamente.
Elton John na Casa Branca
Uma movimentação atípica para uma sexta-feira na residência oficial americana. Equipamentos de som, instrumentos, iluminação e um palco chegaram ao South Lawn para receber Elton John. A apresentação das 20h deste 23 de Setembro foi pensada para um público de 2 mil convidados. Segundo a Casa Branca, a performance do astro pop é para "celebrar o poder de cura e união da música". Porém, a divisão do mundo após a invasão da Ucrânia não é tema dos discursos de Biden e da primeira-dama Jill antes do show. A Casa Branca informou que a A&E Networks - empresa composta pela Walt Disney Company e Hearst Communications - e o History Channel é quem pagam o evento.
Minha entrevista com Maria Isis
Nosso bate-papo foi antes da minha ida para Nova York esta semana. Ainda em Washington, conversei com a menina paulistana que é um dos rostos do painel de quase 400 metros quadrados pintado pelo artista plástico Eduardo Kobra na frente da sede da ONU em Manhattan. Aos 4 anos de idade, Maria Isis encanta. Deu a entrevista de forma remota ao lado da mãe, Joice Santana, da casa da família em Osasco. No trabalho artístico de Kobra, ela aparece recebendo o planeta Terra de outra pessoa. O segundo rosto escolhido foi o de Rogério Rodrigues, também morador da cidade de São Paulo.