Furacão Fiona chega na República Dominicana após atingir Porto Rico
Ilha ficou às escuras; ao menos 1.300 pessoas precisaram procurar abrigos
O furacão Fiona atingiu a República Dominicana na 2ª feira (19.set) depois de cortar a energia em todo Porto Rico, causando danos que o governador disse serem "catastróficos".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nenhuma morte foi relatada, mas as autoridades no território dos Estados Unidos disseram que é muito cedo para saber o alcance total dos danos da tempestade que ainda deve desencadear chuvas torrenciais no país nesta 2ª feira (19.set).
Até 38 mm de chuva foram projetados para o leste da República Dominicana, onde as autoridades disseram à maioria das pessoas que ficassem em casa e proibiu o uso das praias.
"É importante que as pessoas entendam que isso não acabou", disse Ernesto Morales, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia em San Juan.
Ele disse que as inundações atingiram "níveis históricos", com as autoridades evacuando ou resgatando centenas de pessoas em toda a ilha. "Os danos que estamos vendo são catastróficos", disse o governador de Porto Rico, Pedro Pierluisi.
As autoridades disseram que pelo menos 1.300 pessoas passaram a noite em abrigos em toda a ilha.A água marrom correu pelas ruas, em casas e consumiu uma pista de aeroporto no sul de Porto Rico.
Fiona também arrancou o asfalto das estradas e arrastou uma ponte na cidade montanhosa de Utuado, que a polícia disse ter sido instalada pela Guarda Nacional depois do furacão Maria, em 2017.
A tempestade também arrancou os telhados das casas, incluindo a de Nelson Cirino, na cidade costeira de Loiza, no norte do país.
Fiona está centrado a 55 quilômetros a sudeste de Samana, na República Dominicana, com ventos máximos sustentados de 150 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
* Com informações da Associated Press