Publicidade
Mundo

Steve Bannon é condenado por desacato ao Congresso dos EUA

Ex-conselheiro de Trump se recusou a depor no comitê que investiga a invasão ao Capitólio, em janeiro de 2021

Imagem da noticia Steve Bannon é condenado por desacato ao Congresso dos EUA
steve bannon
• Atualizado em
Publicidade

A Justiça dos Estados Unidos condenou, nesta 6ª feira (22.jul), por desacato ao Congresso norte-americano, o ex-conselheiro de Donald Trump, Steve Bannon, após ele se recusar a depor no comitê que investiga a invasão ao Capitólio, no dia 06 de janeiro de 2021. A sentença será julgada em outubro. A pena prevista para esse crime é de 30 dias a 02 anos.

O julgamento do aliado e estrategista do ex-presidente dos EUA aconteceu um dia após a oitava e definitiva audiência pública da comissão que apura o ataque. Na sessão realizada nesta 5ª feira (21.jul), legisladores acusaram Trump de não parar seus apoiadores durante a invasão, em uma tentativa de dar um golpe e permanecer no poder.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em um dos áudios divulgados, integrantes do Serviço Secreto norte-americano conversavam pelo rádio, e avaliavam como proteger o então vice-presidente, Mike Pence. "Se nós vamos sair, temos que fazer isso agora, porque, daqui a pouco, não dará mais tempo", alerta um agente. "Eles entraram no segundo andar", avisa um outro oficial.

Um dos seguranças depôs na condição de anonimato. Ele contou que alguns integrantes do Serviço Secreto chegaram a ligar para a família, para se despedir.

Imagens dos corredores do Capitólio ocupados por apoiadores de Trump foram reproduzidas, mais uma vez, com destaque para o momento em que os invasores gritavam por Mike Pence. Uma das testemunhas que compareceram ao Congresso dos EUA para depôs foi o ex-conselheiro de Segurança Nacional de Donald Trump. Ele disse o que sentiu enquanto estava na Casa Branca e assistia de lá tudo o que acontecia na sede do Legislativo.

Naquele momento, ele lembra ter recebido o rascunho de um texto. Era o tweet que Donald Trump publicaria logo depois. Nele, o ex-presidente afirmava que Pence não teve coragem de fazer o que deveria ser feito: impedir a validação dos votos que indicavam Joe Biden vencedor.

"Fiquei perturbado e preocupado ao ver o presidente atacar o vice por fazer o que a constituição manda", relatou Matthew Pottinger, que renunciou ao cargo no mesmo dia.

O comitê também confirmou a denúncia de que Trump acompanhava as notícias sobre a invasão sem tomar qualquer atitude. O chefe de Estado-maior dos EUA informou não ter recebido qualquer pedido de ajuda do ex-presidente. A ligação solicitando o apoio da Guarda Nacional foi feita por Mike Pence, que estava escondido dentro do Capitólio.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade