Trump deve ser considerado responsável por ataque ao Capitólio, diz Comitê
Ex-presidente norte-americano é acusado de convocar invasão e não ter intervindo
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump deve ser considerado responsável pelo ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021. Segundo análise do presidente do comitê de investigação do Congresso, Bennie Thompson, o político "abriu caminho para a anarquia e corrupção" e "deve prestar contas" pela invasão na sede do legislativo norte-americano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na última audiência do caso, realizada na 5ª feira (21.jul), os investigadores resumiram que, no dia do ataque, Trump acompanhou os eventos "minuto a minuto" e não interviu, mesmo com o apelo de conselheiros e familiares. Com isso, o Comitê o acusou de "ter fracassado no dever" como chefe de Estado.
"Donald Trump acompanhou o ataque na televisão enquanto seus conselheiros próximos e familiares imploravam para que ele interviesse. Mas o presidente se negou a agir devido a seu desejo egoísta de se manter no poder", disse a congressista democrata Elaine Luria, acrescentando que o político não "pegou o telefone nem uma vez para ajudar a polícia".
A acusação acontece cerca de uma semana após a Comissão constatar que o ex-presidente "convocou" os manifestantes por meio de um tweet. Postada em 19 de dezembro, a publicação instava que os seguidores fossem a Washington para protestar contra o resultado das eleições e, que, segundo ele, o ato deveria ser "selvagem".
"Um presidente que perdeu uma eleição mobilizou uma máfia que incluía perigosos extremistas para atacar o sistema constitucional eleitoral e a transferência pacífica de poder", disse Jamie Raskin, membro da comissão. Ele informou que após a publicação, membros da ala conservadora começaram a responder e "espalhar" a convocação.
Na audiência de 5ª feira, Thompson reforçou que todos os responsáveis pelo ataque, inclusive na Casa Branca, deverão "responder pelos atos perante a Justiça". "Isso terá sérias consequências, caso contrário, temo que nossa democracia não se recupere", frisou.
No dia da invasão, apoiadores de Trump marcharam para o prédio do Capitólio após meses alegando, sem provas, fraude nas votações presidenciais que elegeram Joe Biden. Os agressores conseguiram superar a segurança do local, invadindo o prédio e destruindo diversos objetivos e ameaçando trabalhadores.
+ Rússia e Ucrânia vão assinar acordo sobre grãos nesta 6ª, diz Turquia
A ação foi repudiada por figuras nacionais, como o ex-presidente Barack Obama, bem como pela comunidade internacional. No total, cinco pessoas morreram, 140 policiais ficaram feridos e 850 pessoas foram presas.
2021 Invasion of Washington DC Capitol Building (colorized) (video from https://t.co/J1eiS4qiWV) pic.twitter.com/T1V0cQwnZI
? crabcrawler (@crabcrawler1) January 6, 2021