Eleições brasileiras "servem como modelo para as nações do mundo", dizem EUA
Declaração vem um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro atacar o sistema eleitoral
Guilherme Resck
A embaixada dos Estados Unidos no Brasil afirmou nesta 3ª feira (19.jul), em nota, que "as eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A declaração veio um dia depois de, em um encontro com embaixadores estrangeiros, no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltar a usar informações já desmentidas para lançar dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro.
O comunicado da embaixada americana acrescenta que "os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores". Ainda conforme a nota, os EUA confiam que o pleito deste ano no Brasil refletirá "a vontade do eleitorado" e, à medida que os brasileiros confiam no sistema eleitoral, o país sul-americano mostrará ao mundo novamente "a força duradoura de sua democracia".
Ainda nesta 3ª feira, a Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal (ADPF) saiu em defesa das urnas eletrônicas, em resposta ao presidente Jair Bolsonaro; procuradores dos Direitos do Cidadão de todo o país divulgaram documento no qual cobram que o procurador-geral Eleitoral, Augusto Aras, adote providências em relação às declarações de Bolsonaro no encontro com embaixadores; o Instituto Não Aceito Corrupção repudiou as declarações dadas pelo chefe do Executivo federal na reunião de 2ª feira; a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) chamou de "atentado" à democracia os questionamentos feitos por Bolsonaro e aliados sobre o sistema eleitoral; e a AMB e a Apamagis se posicionaram em defesa do sistema eleitoral do país e da Justiça Eleitoral.
Veja o comunicado da embaixada dos EUA na íntegra:
Como já declaramos anteriormente, as eleições no Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores.
As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo.
Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia.