Maior superlua do ano, a Lua dos Cervos, acontece nesta 4ª feira (13.jul)
Segundo Observatório Nacional, fenômeno poderá ser visto durante toda a noite
Ocorre nesta 4ª feira (13.jul) a maior superlua do ano, também chamada de Lua dos Cervos ou Lua do Trovão. No fenômeno, o satélite natural parecerá cerca de 7% maior e 16% mais brilhante, porque estará na fase cheia e no chamado perigeu - ponto de máxima aproximação da Terra no ano (357.264 km de distância).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Superluas ocorrem quando o satélite na fase cheia fica no perigeu ou até 90% próxima do ponto. A desta 4ª feira é a terceira de 2022 e, de acordo com doutora Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional (ON), embora "seja de fato a ?maior lua cheia de 2022?, a proximidade com a Terra não será facilmente perceptível para a maioria dos observadores em termos de tamanho". "Apesar disso, os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas cheias. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, basta que o tempo esteja favorável", completou.
As luas cheias nascem no horizonte leste, ao pôr do sol, e se põem no oeste, no nascer do sol. Dessa forma, será possível ver a superlua durante toda a noite desta 4ª feira. Observatórios pelo Brasil disponibilizarão telescópios para quem quiser ver o fenômeno dessa forma.
Veja também: