Publicidade
Mundo

Brittney Griner se declara culpada de acusação de porte de drogas na Rússia

Estrela do basquete americano está detida no país desde fevereiro e pode pegar 10 anos de prisão

Imagem da noticia Brittney Griner se declara culpada de acusação de porte de drogas na Rússia
Brittney Griner
• Atualizado em
Publicidade

A estrela de basquete norte-americana Brittney Griner se declarou culpada nesta 5ªfeira (07.jul) de acusações de porte de drogas no segundo dia de seu julgamento em um tribunal russo em um caso que pode levá-la a uma sentença de até 10 anos de prisão.

A confissão abrupta de culpa das duas vezes medalhista de ouro olímpica ocorreu em meio a um crescente coro de pedidos para que Washington faça mais para garantir sua liberdade quase cinco meses após sua prisão em fevereiro, em meio às crescentes tensões entre os EUA e a Rússia sobre a Ucrânia.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Um diplomata russo de alto escalão disse anteriormente que nenhuma ação poderia ser tomada por Moscou no caso de Griner até que o julgamento terminasse, e sua confissão de culpa poderia ser um esforço dela e de seus assessores para acelerar os procedimentos judiciais.

Griner, de 31 anos, foi detida no aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, quando chegava ao país para um jogo. A polícia disse que encontrou  um vape (cigarro eletrônico) contendo óleo de cannabis em sua bagagem.

Falando por meio de um intérprete, Griner disse ao tribunal que não tinha intenção de cometer um crime e agiu sem querer porque fez as malas para Moscou às pressas. O julgamento foi então adiado até 14 de julho.

Griner enfatizou "que ela cometeu esse ato por negligência, sem intenção", disse sua advogada, Maria Blagovolina, do lado de fora do tribunal no subúrbio de Khimki, em Moscou, após a confissão.

"É claro que esperamos a clemência do tribunal", disse ela. "Considerando todas as circunstâncias do caso, tendo em conta a personalidade da nossoa cliente, acreditamos que a admissão de culpa deve certamente ser tida em conta."

Blagovolina acrescentou que outras testemunhas de defesa serão interrogadas em uma sessão posterior.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade