EUA: motorista de caminhão se passou por vítima após morte de imigrantes
Identificado como "Homero N.", homem foi visto dirigindo o veículo no dia do incidente
Camila Stucaluc
Autoridades norte-americanas e mexicanas informaram, na noite de 4ª feira (29.jun), que o suposto motorista do caminhão que levava dezenas de imigrantes para os Estados Unidos se passou por uma das vítimas para escapar das forças de segurança. No início da semana, 53 pessoas foram encontradas mortas no interior do veículo, que atravessava o estado do Texas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo os investigadores, o motorista do caminhão foi identificado após uma foto ser publicada, por um posto de controle, com ele dirigindo o veículo às 14h50 (horário local), na 2ª feira (27.jun). Nomeado apenas como "Homero N.", o motorista foi preso juntamente com outros dois homens mexicanos, que serão acusados de crimes relacionados ao porte ilegal de armas.
Do total de vítimas, 27 eram do México, 14 de Honduras, sete da Guatemala e dois de El Salvador. As nacionalidades das outras três ainda não são conhecidas. Todos faleceram após ficarem presos na parte de trás do caminhão enquanto as temperaturas do lado de fora chegavam a 39,4°C. Outras 11 pessoas seguem hospitalizadas.
+ Governador do Texas culpa Biden por mortes de migrantes em caminhão
Após o incidente, os governos dos Estados Unidos, México, Guatemala e Honduras concordaram em "trabalhar de maneira conjunta" e apoiar os feridos e as famílias das vítimas. Também foi instalado um Grupo de Ação Imediata para apurar o caso e desmantelar redes de tráfico de pessoas.