Selton Mello e outros brasileiros são convidados para Academia que organiza o Oscar
Ao todo, lista tem 397 artistas e executivos que "se destacaram por suas contribuições ao cinema"
Edney Freitas
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, organizadora do Oscar - a maior premiação do cinema mundial - divulgou na 3ª feira (28.jun) a lista com os indicados para integrar a instituição. Ao todo, 397 artistas e executivos que "se distinguiram por suas contribuições para o cinema" foram convidados e, se aceitarem, poderão participar da escolha dos vencedores.
Entre os nomes, estão os brasileiros Selton Mello ("O auto da Compadecida", "O Palhaço"), Jeferson De ("Bróder!, "Doutor Gama"), Bruno Barreto ("Crô: O filme", "Flores raras") além de Emilio Domingos ("Favela é moda"), Sara Silveira ("Vazante"), Ilda Santiago (produtora do Festival do Rio) e Waldir Xavier ("Central do Brasil").
Segundo a instituição, foram convidadas personalidades de 54 países, sendo que 44% são mulheres. Há também 71 indicados ao Oscar e 15 vencedores da estatueta na lista. Outros convidados são a cantora Billie Eilish e o irmão dela, Finneas O?Connel; Troy Kotsur (primeiro ator surdo a vencer o Oscar pela atuação no filme "No Ritmo do Coração"), Jesse Plemons (Ataque dos Cães) e Ariana DeBose (vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pela atuação em "Amor, Sublime Amor").