Membros da UE se reúnem nesta 5ª para decidir candidatura da Ucrânia
Adesão da Moldávia e Geórgia ao bloco também deverá ser discutida
Os 27 países-membros da União Europeia (UE) se reúnem, nesta 5ª feira, para confirmar formalmente a candidatura da Ucrânia ao bloco. O processo, que geralmente leva anos, foi acelerado devido à invasão russa no país, resultando em um conflito militar que já dura quase quatro meses.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A Ucrânia está passando por um inferno por uma razão simples: seu desejo de ingressar na UE. Nossa opinião reconhece o imenso progresso que a democracia ucraniana alcançou desde os protestos de Maidan de 2014", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. "A história está em marcha", acrescentou.
No total, serão dois dias de reunião, que deverão contar também com o parecer sobre a candidatura da Moldávia e Geórgia. Na última semana, a Comissão recomendou a atribuição do estatuto da Ucrânia e Moldávia para adesão ao bloco, enquanto a Geórgia deverá cumprir alguns critérios antes de ganhar o status de candidata.
Segundo von der Leyen, a expansão da União Europeia para o leste do continente é a mais ambiciosa desde a Guerra Fria. O movimento não é impulsionado apenas pela guerra, mas também pela necessidade de mudanças, modernização e reforço da democracia na região.
+ Putin diz que Rússia está redirecionando comércio para o Brics
+ Presidente da Indonésia anuncia visita à Kiev e Moscou
"É uma abordagem baseada em méritos. A Ucrânia, a Moldávia e a Geórgia estão nos dizendo que querem mudança, que querem a Europa. Temos a responsabilidade com eles e, com nós mesmos, para fazer a escolha certa. Há um trabalho importante pela frente", disse a líder da Comissão.