Publicidade
Mundo

Itamaraty parabeniza Gustavo Petro por vitória na Colômbia

Bolsonaro não se manifestou oficialmente, mas, a apoiadores, chamou Petro de "ex-guerrilheiro do MIR"

Imagem da noticia Itamaraty parabeniza Gustavo Petro por vitória na Colômbia
Gustavo Preto ao ganhar eleição
• Atualizado em
Publicidade

O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, parabenizou Gustavo Petro pela vitória na eleição presidencial na Colômbia. A nota, divulgada nesta 3ª feira (21.jun) -- dois dias após o resultado oficial da eleição -- congratula o candidato da esquerda e reafirma o compromisso do Brasil com a continuidade das relações bilaterais com a Colômbia. 

+ Líderes da América Latina parabenizam Gustavo Petro por eleição na Colômbia

"O Governo brasileiro congratula o senador Gustavo Petro por sua eleição à presidência da Colômbia.

Ao desejar ao presidente eleito êxito no desempenho de suas funções, o Governo brasileiro reafirma seu compromisso com a continuidade e o aprofundamento das relações bilaterais com a Colômbia, com vistas ao bem-estar, prosperidade, democracia e liberdade de nossos povos", diz o comunicado divulgado pelo Itamaraty.

Diferente de outros líderes da América Latina, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não se manifestou oficialmente sobre a vitória, mas criticou Petro a apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, na 2ª feira (20.jun).

+ Gustavo Petro celebra vitória na Colômbia: "Dia de festa para o povo"

"Vocês viram o discurso de hoje do novo presidente da Colômbia? 'Soltar todos os meninos presos'. Todos?. O Lula vai soltar os menininhos que mataram alguém por um celular para tomar uma cerveja", afirmou na conversa divulgada por um canal bolsonarista na internet.

A afirmação de Bolsonaro cita, fora de contexto, um trecho específico do discurso de vitória de Petro, dado no domingo (19.jun). Na ocasião, o presidente eleito protestou as detenções de manifestantes durante protestos políticos que assolaram o país em 2019 e 2021 e pediu a libertação dos prisioneiros.

"Quanta gente morreu, quanta gente está presa hoje, quantos jovens algemados, tratados como bandidos só porque tinham esperança, só porque tinham amor. Peço ao procurador-geral da nação que liberte a nossa juventude", afirmou o presidente eleito. 

Ao ser questionado novamente sobre a eleição na Colômbia, Bolsonaro comete um equívoco ao falar de Gustavo Petro. "É um ex-guerrilheiro do MIR, é o movimento de esquerda revolucionária", afirmou o presidente. Petro, na verdade, integrou a guerrilha M-19 e recebeu anistia após ser preso por seu envolvimento com o grupo.

A eleição de Petro na Colômbia é a mais recente vitória política da esquerda na América Latina. Chile, Peru e Honduras elegeram presidentes de esquerda em 2021. Outros países da região, como Bolívia, Argentina, Venezuela, México, Cuba também tem líderes de esquerda. Todos usaram as redes sociais para parabenizar o novo líder.

"O triunfo de Gustavo Petro é histórico", escreveu o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador. Classificando os conversadores colombianos como "tenazes" e "duros", Obrador parabenizou Petro e disse: "O triunfo de hoje pode ser o fim dessa maldição e a aurora para esse povo fraterno e digno. Parabéns."

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade